quinta-feira, 19 de maio de 2011

Perdoar!



" O ódio traz mais conseqüências e marcas em quem odeia do que em quem é odiado, ouse perdoar a quem te machucou, ouse perdoar a seu semelhante, mesmo que ele não mereça, no final quem sairá ganhando com certeza será você."

Não perdoar nos dá a ilusão de que não seremos machucados outra vez. Mantendo a dor viva, os olhos bem abertos para qualquer perigo em potencial, reduzimos o risco de voltamos a sofrer rejeição, traição ou qualquer outra forma de ferimento.
Mas será que os benefícios (iludidos) de não perdoar valem o preço que pagamos por armazenar essas mágoas, remoer esses sentimentos e nos agarrarmos com unhas e dentes à dor do passado? Será que vale a pena continuarmos alimentando a raiva, revidando com palavras ou com silêncio e assim nunca sentirmos o verdadeiro prazer de viver?
O perdão se torna uma possibilidade quando a dor do passado pára de reger nossas vidas; quando não precisarmos mais do ódio e do ressentimento como desculpas para obter menos da vida, do que queremos ou merecemos. Perdoar é chegar à conclusão de que já odiamos bastante e não queremos odiar mais; portanto, perdoar é usar a energia da vida, não para reprimir esses sentimentos, mas para quebrar o ciclo da dor se voltando para o futuro e não machucando outras pessoas como fomos machucados.
Há quem diga que perdoar é escolher entre se vingar e se aproximar, entre ser vítima ou sobrevivente. Na realidade, perdoar é um processo que vem de dentro. É uma libertação. Uma aceitação. Perdoar é aceitar que a coisas ruins podem e de fato acontecerem na vida das pessoas, e que as pessoas mesmo quando amam, machucam e se machucam. Perdoar é um sentimento de bem-estar, é reconhecer que existe algo melhor que queremos fazer com a energia da vida e fazê-lo.
Quando julgamos uma situação,não nos damos conta dos males que esse julgamento traz consigo, como: raiva,decepção,tristeza,revolta,desprezo,que no qual todos juntos acabam se resumindo em ódio.Então porque ao invés de julgar ,tente refletir no amor por mais difícil que pareça a situação,tentando nos colocarmos dentro da situação e fazendo-se a pergunta,e se fosse eu?gostaria de ser perdoado?Todo mundo tem o direito ao perdão.Deus é puro amor ágape,então porque não deixarmos para que ele faça tal julgamento, e quanto a nós?Perdoar sempre,mas tem que ser de alma de coração,viver o presente,como se fosse o último dia... sem ressentimentos,sem tristezas e verás que tudo fica mais leve,mais bonito,mais saudável.Afinal quem nunca errou nesta vida que atire a primeira pedra!
"Perdoar é curar-se de males que só nos traz doenças e infelicidades"   

 

Um comentário:

  1. Adorei! Falou e disse!

    Existe uma expressao em ingles que diz "perdoar e esquecer". O perdao muitas vezes é facil mais esquecer é o mais dificil...Vejo o perdao como a libertacao da negatividade daquela dor q te prende a pessoa e o esquecimento é um ato ainda mais santo. Sinceramente confesso q nao tenho nada pra perdoar mais tenho muito á esquecer e me libertar. E um trabalho diario q eu tenho esperanca de vencer....BJS

    ResponderExcluir

Sua opinião será bem vinda por aqui