terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os segredos da boa festa...

Danuza Leão
Qual é a receita para uma festa animada? Um espaço razoável, para que as pessoas possam se sentar às vezes, e bebida, quanto mais farta melhor, para desinibir os inibidos. A comida é cada vez menos importante, e o mais cômodo é mesmo uma mesa com pãezinhos, frios, queijos, que seja reposta a noite inteira para que cada um se sirva na hora que quiser. Afinal, quem vai a festas para comer? O gelo é mais importante que tudo. Seja qual for o seu orçamento, reserve 50% só para esse item. Compre centenas de sacos, empilhe no quarto da empregada, encha a banheira ou a piscina para que não ocorra em nenhum momento aquela cena deprimente de um copo de uísque com uma pedra boiando, solitária. Se isso porventura acontecer, é o fim da festa – e um triste fim.
Capítulo música: se for animada demais, do tipo que obriga as pessoas a dançar, é péssimo para quem quer conversar. Se for aquele fundo musical de elevador e alguém se exceder na bebida – e tomara que sim, pois festa muito bem-comportada é o pior que pode haver –, como extravasar toda aquela adrenalina a não ser dançando? Esse é um dilema que só pode ser resolvido se a casa tiver vários ambientes (essa palavra, inventada pelos corretores de imóveis, é sensacional). Mas isso não é problema: por acaso alguém que more numa casa com um só ambiente vai pensar em dar uma festa lá? Agora, a lista de convidados – e é aí que começa a grande encrenca.
Se você está numa fase de casada e feliz, é claro que não vai convidar aquelas primas e amigas jovens e lindas nem dois solteiros de sucesso para perturbar a paz familiar – e, se convidar, estará procurando sarna para se coçar. Elas, com saia de 10 centímetros de comprimento, sem meias, o decote no umbigo e aquele ar de quem não leva filho ao dentista, não vai à feira e nunca ouviu falar do preço da picanha, estão ali só para inspirar a cobiça nos homens presentes, isto é, no seu marido e no marido de suas amigas. Não, isso só se faz com o marido das inimigas. E os dois solteiros e disponíveis, não precisa nem falar do bom humor que trariam aos maridos. Mas uma festa só de casais felizes, qual é a graça? Casais felizes devem ficar em casa, de mãos dadas, vendo um filme na televisão, ou ir a jantares – não a festas – e pronto.



por "Danuza Leão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião será bem vinda por aqui